quarta-feira, 12 de junho de 2013

Especial Dia Dos Namorados - Conte Aqui Seus Problemas Amorosos

Data comemorativa presente em calendários de todas as partes do mundo, o dia dos namorados ganhou popularidade no Brasil por volta dos anos 40, em São Paulo, por consequência de uma campanha publicitária criada por João Dória para fazer crescerem as vendas no mês de junho, já que este não possuía um feriado comercial. A data no Brasil é atribuída ao dia 12, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido por ser um santo casamenteiro. Fora daqui, o dito dia dos namorados é comemorado em 14 de fevereiro, por ser dia de São Valentim. Dadas todas estas informações de utilidade pública discutível e procedência duvidosa, é perfeitamente compreensível você pensar: "Tá. E daí?" Calma, que eu já chego lá. 
Estava eu pensando sobre o tal dia dos namorados, o qual orgulhosamente não comemoro (mas não por isso deprecio), e ao mesmo tempo, lembrando que deveria ontem coletar problemas alheios para o meu "semanal", quando surgiu a ideia no mínimo curiosa de fundir as duas coisas. Portanto, vamos logo de uma vez ao que de fato interessa: começando no metrô Brigadeiro, ainda nas escadas, ouvi uma voz comentando o conteúdo de minha plaquinha especialmente feita para o dia de ontem: "conte aqui seus problemas amorosos", e rindo em seguida. Corri atrás de uma moça um pouco confusa que disse ser um problema quando a pessoa com quem você resolve morar junto não colabora com a situação financeira. Deve ser. Já na rua, houveram situações até mais pesadas: "meu ex-marido é dependente químico, por isso eu resolvi terminar", ou alguma dificuldade com a própria sexualidade, como a não-aceitação dos pais. Daí me veio aos ouvidos a seguinte frase: "amo duas pessoas ao mesmo tempo, uma de um jeito e a outra de outro bem diferente, mas queria poder fundir as duas pessoas em uma só", e isso realmente me deixou pensativa. Não aquela coisa toda de perfeição, de pessoa certa e tudo o mais, mas sim a ideia de que, no dia dos namorados, como campanha publicitárias, as siderúrgicas poderiam lançar uma campanha de soldagem de pessoas, quem sabe resolvesse esse tipo de problema de "imperfeição"? Mas aí, pensei que talvez não tenha sido uma boa ideia, e portanto é melhor que eu continue bem longe das agências de publicidade. Ainda foi dito pela mesma pessoa; "é mais difícil ainda quando uma das pessoas é sua chefe, mais velha e cheia de responsabilidades e tal." Uma situação de indecisão, exatamente igual a de outra mulher alguns metros a frente dali: "gosto dos dois, mas descobri que ainda prefiro o ex." Uma boa época para voltar atrás, boa sorte, moça. 
Agora, se ele ou ela já estiver compromissado (a), cuidado: "tenho ciúmes da ex-namorada dele, porque estamos juntos há um ano e meio e ela continua ligando e dando em cima dele. Ela é simplesmente louca." Veja bem, você que está aí nessa situação difícil, ex-namorada louca: temos uma vasta lista de carentes e disponíveis logo neste doze de junho: "não tenho namorada", "meu amigo pega todas e não sobra nenhuma para mim", "há um ano que eu não faço sexo, não tomo uma garrafa de pinga e nem como um pão de queijo" (o que deve ser de fato uma tristeza específica), "ela já é passado, bola pra frente", e por fim, "faz tempo que não arrumo mulher", disse o Thales. E atenção, por favor, porque esta foi a sessão de 'homens a procura', mas a de mulheres também está aí bem firme e forte, para quem quiser ver:  "tô sem namorado", "fui traída e estou solteira", "tô solteira", "preciso encontrar um namorado", "ninguém me quer" (isso foi no mínimo triste), "acabei de pedir um menino em namoro e ele não aceitou" (aproveitem que ela deve estar vulnerável, vão, vão, grande chance), "tô divorciando, ele é uma pessoa maravilhosa mas não quero mais saber dele", e assim encerramos a sessão de  agência de relacionamentos. Vamos agora aos depoimentos mais detalhados do dia, a começar pelo meu amigo com quem já converso pela segunda vez: "as provas do Mackenzie são difíceis e não deixam a gente se ver. Ela estuda Direito." Depois, um problema não tão amoroso assim, mas com o qual me identifiquei um pouco, vindo de uma desenhista que como agora mesmo vi pela internet, possui uma página destinada a trabalhos artísticos bem conhecida no facebook (por sinal, ela fez a grande gentileza de soltar uma divulgação bacana deste adorável blog por lá, e a página em questão chama-se "ARTatte"): "meu problema é que eu sou desenhista e tenho de vestir uma camiseta de anúncio na rua." Um problema grande mesmo é que  por essas bandas, para ser pensador, é preciso ganhar dinheiro antes. Enfim, agora, as peripécias de uma moça que não sabe ao certo o que fazer: "conheci um cara no trabalho e começamos a conversar. Depois de um tempo percebi que toda vez que ele vinha me ver, tirava uma aliança do dedo, e resolvi procurar pelo nome no facebook. Vi que ele tinha namorada, mas ele negou e eu ignorei. até que depois de algum tempo acabei ficando com ele, mas o namoro continua, e agora eu realmente não sei o que fazer  a respeito. Faz algum tempo que a gente não se fala, e ele ainda namora."
E agora, para finalizar este dia tão... Amoroso, uma linda, comovente e triste história, de amor, paixão... E raiva, de João:
"Eu a conheci num bar, tinha 22 anos. Disse pra ela que a gente ia casar, que ela era a mulher da minha vida, mas ela disse que era casada. Falei que então ela largaria o marido, mas a gente se casaria. Daí então, ela foi ao banheiro e eu fiquei esperando até que ela saísse de lá. Quando isso aconteceu, eu a peguei no colo lhe dei um beijo. Sabe quando cê sente de verdade que é amor? Aí, depois de um tempo, a gente começou a ficar, e namoramos por dois anos, mas ela não largou do marido. Eu disse milhares de vezes pra ela se separar dele e ficar comigo, mas ela dizia que ele tinha emprego, estabilidade e eu era um menino. Por isso, virei fotógrafo e fui à Nova Iorque com mil dólares no bolso para ganhar dinheiro. Quando voltei, disse novamente à ela que deveria escolher entre ele ou eu, mas ela nunca me ouvia, e ficava sempre correndo atrás de mim. Eu dizia 'meu, não vem atrás de mim', mas ela vinha. Eu falava que não queria mais vê-la enquanto ela não resolvesse o que queria fazer com sua vida, e quando eu chegava ao aeroporto, quem estava me esperando? A diaba. Até que eu não aguentei mais e mandei ela ir se foder."
Beleza, uma boa noite aí, para todos vocês! Fui.


Um comentário:

  1. pra fechar a noite, gosto de um rapaz, que é frustado com o seu antigo relacionamento e não consegue embarcar em um novo, porém não abre mão de mim... e a minha alternativa é escrever incessantemente sobre ele ;D

    ResponderExcluir